Telefone:

(16) 3521-8351 | (16) 3042-4922

E-mail

contato@rstorkcardan.com.br

Redes Sociais:

Instagram | Facebook

Manutenção Técnica

Instruções de Manutenção do Eixo Cardan

1.1 ALINHAMENTO NA MONTAGEM

Deve-se observar o alinhamento dos eixos Cardan quando da sua montagem. As setas indicativas (fig. 3) da posição de montagem deverão ser respeitadas rigorosamente. Estas setas indicam a posição original em que o Cardan foi balanceado e/ou alinhado. Caso não respeite este alinhamento, o balanceamento perderá seu efeito.

placeholder

2- MANUTENÇÃO DE EIXOS CARDAN

2.1 - INSPECÃO

Seria muito difícil determinar períodos de manutenção de eixos Cardan devido ao grande número aplicações em diferentes tipos de equipamentos. A recomendação é de que a verificação de folgas no conjunto deslizante, cruzetas, elementos de fixação, seja efetuada nas paradas programadas para manutenção do equipamento e durante os períodos de lubrificação. Durante a operação, deve-se observar o comportamento do eixo Cardan e notando-se alguma anormalidade ( ruídos estranhos ao funcionamento do equipamento ), deve-se parar imediatamente e analisar as possíveis causas.

2.2 - LUBRIFICACAO

Os eixos Cardan requerem lubrificação de seus componentes ( cruzetas e conjunto deslizante ). O período para lubrificação dependera das condições de trabalho de cada aplicação do eixo Cardan ( sempre consultar um eixo Cardan, informe as condições gerais de trabalho ), porem de um modo geral, recomenda-se que o período seja conforme abaixo:

- regime de trabalho 24h / dia: lubrificar 30/30 dias

- regime de trabalho 8h / dia: lubrificar 60/60 dias

A lubrificação do Cardan deverá ser efetuada em todos os pontos de lubrificação, até que a graxa nova purgue pelos anéis de vedação e respiros. ( fig. 4)

2.2.1 - GRAXA RECOMENDADA

Para aplicações em ambientes normais recomenda-se graxa tipo EP2 com base de sabão de lítio e disulfeto de molibdênio. Em ambientes onde a temperatura é elevada, existe a possibilidade de contaminação da graxa por água ou ainda existam outras condições que não permitam a utilização da graxa recomendada, sugere-se a consultar a RS TORK CARDAN.

placeholder
placeholder

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO DO EIXO CARDAN

1 - INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO DO EIXO CARDAN

O eixo Cardan deverá ser montado de maneira que as estrias (quando houver) sejam protegidas de todo tipo de intempéries. Em geral, recomenda-se a instalação conforme a fig.1. Esta posição evitará a penetração de contaminantes no interior do conjunto deslizante.
placeholder
placeholder
Outro ponto importante para a instalação de eixo Cardan é a condição das contras-flanges onde serão montados (fig.2). Devido a qualidade de balanceamento do eixo Cardan é necessário que as contras flanges estejam em boas condições e que sejam observados os valores da tabela 1, para que o eixo funcione conforme esperado. Antes da montagem, efetue uma limpeza rigorosa nas faces das contra-flanges e eixo Cardan. Verifique as condições da contra-flange comparando com os valores fornecidos na tabela 1. Caso não estejam nas condições indicadas, deverão ser substituídas.
rpm DO CARDAN BATIMENTO AXIAL (P) MÁX. (mm) BATIMENTO AXIAL (R) MÁX. (mm) TOLERÂNCIA P/ØT
ATE 500 0.10 0.10 h8 / H8
ACIMA DE 500 A 1500 0.07 0.07 h7 / H7
ACIMA DE 3000 A 5000 0.03 0.03 j7 / J7
ACIMA DE 5000 SOB CONSULTA SOB CONSULTA SOB CONSULTA

Os parafusos de fixação do eixo Cardan deverão ter uma resistência mínimo conforme norma DIN 931 classe 10.9 e porcas conforme DIN 980 classe 10.0. O torque de aperto adequado deve seguir conforme recomendação da tabela 2. Para aplicações especiais, onde há possibilidade de vibrações durante operação, deve-se utilizar porcas auto-travante e/ou outro sistema de travamento dos elementos de fixação.

DIMENSÃO DOS PARAFUSO TORQUE DE APERTO Nm
M5 8,5
M6 14
M8 35
M10 69
M12 120
M14 190
M16 295
M18 405
M20 580
M22 780
M24 1000
M27 1500
M30 2000

INSTRUÇÕES DE ARMAZENAGEM DO EIXO

3- TRANSPORTE, ARMAZENAGEM

3.1 - TRANSPORTE

Ao desembalar o eixo Cardan tenha o máximo de cuidado com as graxeiras, evitando apoiar o eixo diretamente no solo. O ideal seria apoiá-lo sobre dois calços, evitando-se o contato das graxeiras com o solo, o que poderia causar danos as mesmas e com isso impossibilitando a lubrificação do Cardan.
placeholder

Caso perceba que uma ou mais graxeiras foram danificadas, substitua-as imediatamente.

Todo cuidado deverá ser tomado quando do transporte de eixo Cardan. Para evitar danos como empenamentos deve-se transportar o eixo Cardan ( quando desembalado ) conforme a fig.6, garantindo-se assim a qualidade do funcionamento sem perda do balanceamento.

placeholder

3.2- ARMAZENAGEM

Ao armazenar o eixo Cardan em estoque, remova-o da embalagem e apoie o Cardan sobre calços para evitar o empenamentos. Recomenda-se que em caso de longos períodos de armazenagem, o eixo Cardan seja posto na posição vertical. É importante lubrificar cruzetas e conjunto deslizante no mínimo 02 vezes por ano, mesmo que o eixo Cardan permaneça fora de uso.